Escavação por banquetas de estabilização, para reforço de fundações | ||
AZA020 | Escavação por banquetas de estabilização, para reforço de fundações | |
Escavação por banquetas de estabilização, em qualquer tipo de terreno, até atingir a face inferior da fundação a reforçar, situada uma profundidade máxima de 1,0 m, com meios manuais, e carga manual para camião ou contentor. Inclusive, picagem das zonas deterioradas da fundação existente e eliminação de restos. |
Preço |
|
Exportação |


UNIDADE DE OBRA AZA020: ESCAVAÇÃO POR BANQUETAS DE ESTABILIZAÇÃO, PARA REFORÇO DE FUNDAÇÕES.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Escavação por banquetas de estabilização, em qualquer tipo de terreno, até atingir a face inferior da fundação a reforçar, situada uma profundidade máxima de 1,0 m, com meios manuais, e carga manual para camião ou contentor. Inclusive, picagem das zonas deterioradas da fundação existente e eliminação de restos.
CRITÉRIO DE MEDIÇÃO DE PROJECTO
Volume medido sobre as secções teóricas da escavação, segundo documentação gráfica de Projecto.
CONDIÇÕES PRÉVIAS QUE DEVEM SER CUMPRIDAS ANTES DA EXECUÇÃO DAS UNIDADES DE OBRA
DO SUPORTE.
Antes de iniciar os trabalhos de escavação, será verificado que o estado de conservação do edifício e das construções próximas que possam ser afectadas é bom, ou que se procedeu à estabilização dos mesmos através do escoramento adequado. Será verificado que a fundação existente foi descarregada através dos escoramentos correspondentes.
PROCESSO DE EXECUÇÃO
FASES DE EXECUÇÃO.
Implantação geral e fixação dos pontos e níveis de referência. Colocação das balizas nos cantos e extremos dos alinhamentos. Escavação em sucessivas camadas horizontais e extracção de terras. Refinamento do fundo e laterais à mão, com extracção das terras. Carga manual para camião ou contentor dos materiais escavados.
CONDIÇÕES DE FINALIZAÇÃO.
A base da escavação ficará nivelada, limpa e ligeiramente compactada.
CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO.
As escavações ficarão protegidas contra infiltrações e acções de erosão ou desmoronamento por parte das águas pluviais. Serão tomadas as medidas oportunas para assegurar que as suas características geométricas permanecem inalteradas.
CRITÉRIO DE MEDIÇÃO EM OBRA E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Medir-se-á o volume teórico executado segundo especificações de Projecto, sem incluir os incrementos por excessos de escavação não autorizados, nem o enchimento necessário para reconstruir a secção teórica por defeitos imputáveis ao Empreiteiro. Medir-se-á a escavação uma vez realizada e antes de que sobre esta se efectue algum tipo de enchimento. Se o Empreiteiro fechasse a escavação antes de verificada a medição, entender-se-á que se sujeita ao que unilateralmente determine o director de fiscalização de obra.
CRITÉRIOS CONSIDERADOS NA DETERMINAÇÃO DO PREÇO DA UNIDADE DE OBRA
O preço não inclui a abertura da vala nem o transporte dos materiais escavados.